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Planejamento de Comunicação e Marketing de Conteúdo

Quando se fala em planejamento anual de comunicação e marketing é normal surgir expectativa e ansiedade, especialmente quanto aos resultados de médio e longo prazo.



Então, por que fazer? A resposta é simples. Para organizar as coisas, diminuir a ansiedade e colher resultados. Quando as coisas estão minimamente planejadas, a ansiedade muda de frequência. A probabilidade de colocar em prática algo planejado é muito maior, do que fazer coisas atropeladas, porque lembrou na última hora. O resultado de quem se planeja tende a ser melhor!

Quando, dentro do planejamento, é possível viabilizar ferramentas de análises de resultado, a coisa fica mais eficiente, porque é possível medir o retorno do investimento e se for preciso, mudar o curso das ações sem precisar “ancorar” o barco. 

Tudo o que envolve investimento, seja de tempo ou dinheiro, deve estar projetado no planejamento. 

Por onde começar

Se você é uma empresa, faça uma reunião integrada. Financeiro, Recursos Humanos, Comunicação, Marketing, Vendas – todos devem participar. Isso porque o financeiro acaba ditando as regras do quanto há de verba para a comunicação; o RH tem a competência da contratação de funcionário ou prestador de serviço; E assim por diante. Já na hipótese de um negócio sem tantos departamentos, se reúna com toda a equipe; brainstorm sempre ajuda. Em uma situação ou na outra, a planilha é a mesma. O que vai divergir é que uma empresa possivelmente terá mais recursos. Logo, sua planilha será mais completa, ou seja, estabeleça suas ações e mídias de acordo com sazonalidade, datas comemorativas, campanhas. Tudo o que fizer sentido deve ser roteirizado e, se possível, pautado nos dados do ano anterior. O departamento de comunicação deve preencher a planilha com todas as informações. Diagnóstico, persona, planos de ação, investimento ($), campanhas, mídias, tráfego pago, etc. Feito isso, não vou entrar aqui nos detalhes do planejamento de comunicação, mas, caminho para os pontos fundamentais do marketing de conteúdo: 

  • Definir Linha Editorial

  • Aprovar Calendário Editorial

  • Fazer análise de Fatores Externos e Internos

  • Brainstorm de pautas e temas  

Para chegar ao marketing de conteúdo partimos do pressuposto que já foi feito análise diagnóstica, pesquisa de mercado, objetivos e metas, persona, aprovação de verba destinada para comunicação, etc.

Linha Editorial – Calendário e Pautas

Para definir a linha editorial é fundamental fazer a análise de fatores externos e internos. Feito isso, você deve partir para criar o conteúdo do seu calendário editorial com pautas e temas que pretende abordar, seguindo o posicionamento do seu negócio ou empresa.

Para isso, dentro do planejamento de comunicação, e do marketing de conteúdo, já deve estar estabelecido: redes, mídias, ferramentas digitais, etc, que darão suporte a distribuição deste conteúdo, bem como a maneira e os envolvidos na produção do mesmo. Textos, artes, vídeos, fotos, animações, identidade visual, lives, eventos, etc.

Quem conhece bem o próprio negócio, já tem um bom direcionamento para desenhar a estratégia de funil e pautar os temas de atração da sua persona. Afinal, os temas e as ações são as partes mais fáceis. Especialmente quando embasadas em pesquisa, análise e dados.

Pontos de Atenção!

O planejamento deve sempre ser revisitado, afinal, fatores externos influenciam diretamente nos conteúdos que as pessoas consomem no decorrer do ano. O planejamento é o prumo do barco, te direciona para antecipar ou adiar ações. No marketing de conteúdo, adiar ou antecipar um tema/assunto é comum. 

Quando se faz bastante coisa, o calendário é mais denso. Por exemplo: Uma empresa ou pessoa/negócio que no planejamento de comunicação usa o marketing de conteúdo como estratégia para divulgação e produz conteúdo em vídeo para um canal no YouTube; escreve semanalmente para um blog; posta material 2 vezes por semana em 3 redes sociais diferentes – (em formatos também diferentes) – precisa roteirizar tudo isso, para além dos temas que serão abordados.

Quem escreve?  Quem revisa?  Quem grava?  Quem edita? Quem faz o design? Quem aprova?  Quem posta e gerencia a publicação? Além desses fatores, existe ação promocional? Se sim, qual a logística da promoção? Tudo isso deve estar no planejamento de comunicação e, consequentemente, vai entrar na estratégia do conteúdo. Afinal, o marketing de conteúdo com a técnica do funil vai atrair e dar autoridade para converter.

Enfim, o calendário editorial dentro do planejamento de comunicação é uma grande planilha com as estratégias de distribuição de conteúdo, com prazos e etc. O calendário editorial ajuda a mapear de certa maneira os resultados por meio das avaliações periódicas que identificam o que está dando certo e o que precisa mudar.

Se você ainda não fez seu planejamento, faça! Se precisar de ajuda, peça. Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas não é. Antes de achar que é caro, solicite uma proposta!

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